Hermenêutica e Linguagem: Ludwig Wittgeinstein.
1.
Vida
e Obra.
Wittgeinstein,
descendente de uma família mais importante de Vienenses, discípulo de Bertrand
Russel em Cambridge, prisioneiro dos italianos no fim da primeira guerra
mundial, mestre da escola elementar de 1920 a 1926. Docente de filosofia a partir
de 1930 em Cambridge. Influenciou os neopositivistas do círculo de Viena e com
pesquisas filosóficas deu enorme impulso a filosofia analítica. Em 1914, com a
explosão da segunda guerra mundial, aliou-se como voluntário no exército Austríaco,
onde foi preso de Cassino e Libertado em Agosto de 1919. O seu pensamento
hermenêutico, encontra-se na sua obra: Tratado Lógico – Filosófico as Pesquisas
Filosóficas. (ANTISERI,2006: 207).
2.
Tratado
Logico Filosófico[1].
Como
foi salientado que o pensamento hermenêutico de Wittgeisntein, encontra-se na
sua abordagem do tratado lógico filosófico, dela encontramos teses fundamentais
tais como:
·
O mundo é tudo o que
acontece;
·
O que acontece, o
facto, é existência dos factos atómicos;
·
A representação lógica
dos actos é o pensamento;
·
O pensamento é a
proposição exacta
·
A proposição é uma
função da verdade das proposições elementares;
·
Aquilo que não se pode
falar deve-se calar.
No
tratado lógico filosófico, o mundo divide-se em factos, mais o próprio facto é
divisível: aquilo que acontece, facto é a existência dos actos atómicos, por
seu turno, os factos atómicos é constituído pelos factos por objectos simples:
aquilo que acontece, facto é a existência dos factos atómicos, os factos
atómicos é uma combinação dos objectos, o objecto é simples, os objectos
constituem a substância do mundo por isso não pode ser composto. (ANTISERI,
2006: 208)
3.
Realidade
e Linguagem
A
teoria da realidade em Witgeisntein, tem o carácter da teoria da Linguagem,
nesta asserção, a linguagem é uma representação projectiva da realidade. Não
fazemos representações dos factos, a representação é um modelo da realidade: nós
fazemos um modelo da realidade, o que a representação tem em comum com a realidade
para poder representa-la é a forma de representação. Wittgeisntein, diz que a
primeira vista não parece que a proposição tenha feito a estampagem da
realidade mas a notação musical não parece também representar a música, assim
como nossa escritura fonética não parece ser representação da língua falada,
visto que esses símbolos revelam o sentido comum da representação daquilo que representa.
(idem)
O
pensamento ou proposição, representa a realidade e cada elemento constitutivo
do real corresponde outro elemento no pensamento. A realidade consta de factos
que se resumem em factos atómicos, compostos por seu turno de objectos simples.
A
linguagem é formada de proposições complexas (moleculares), que podem ser
divididas em proposições simples ou atómicas (elementares), não ulteriormente
divisíveis em outras proposições. Estas proposições correspondem aos factos
atómicos e são combinações de nomes. O nome é significado, e objecto é seu
significado. Ex: Ngoenha é moçambicano,
é uma proposição atómica que descreve o facto atómico que Ngoenha é mocambicano. Neste contexto, se abordamos de forma
padrão: Ngoenha é moçambicano e Mestre
de Castiano. Nesta proposição atómica[2],
pode se revelar o verdadeiro ou o falso, sendo como maior entidade da
linguagem.
4.
Parte
Mística do Tratado Logico[3].
Wittgeisntein,
entende que embora a ciência represente projectivamente o mundo, além da
ciência do mundo há verdadeiramente o inexprimível, que é a parte mística,
visto que o que é místico não é como o mundo é, mas que ele é.
O
sentido do mundo deve-se encontrar fora dele mas que ele é. No mundo tudo acontece
como é e como acontece; não há nenhum valor e se houvesse não teria nenhum
valor, ainda menos que a ciência respondesse todas as questões, os problemas da
vida não seriam todos superados, visto que o problema da vida resolve-se quando
se desvanece. (ANTISERI, 2006: 209-210)
5.
Jogos
de Linguagem.
Aos
jogos de linguagem [4],
Logo a prior, define-se a linguagem sendo um conjunto de nomes que designam objectos,
as coisas e pessoas unidas pelo espelhar a realidade logica sintáctica constituída
por termos como: “e” “o” “Então”.
Concebida
a linguagem a este género, compreender se reduz a dar explicações que se
resumem em definições ostentivas que postulam toda aquela serie de actos e
processos mentais capazes de explicar a passagem de linguagem a realidade,
neste contexto, na teoria de interpretação o atomismo e o sentimentalismo estão
conjugados. O jogo linguístico da denominação, não é de modo nenhum primário,
visto que cada palavra da linguagem designa alguma coisa, Ex: vermelho, não se
sabe de que vermelho se refere. Para Wittgeisntein, compreende que aprender a
linguagem consiste a conhecer os objectos, isto é, homens, formas, cores,
dores, estado de espirito, números e mais. A denominação é a resposta, visto
que é uma preparação para o uso da palavra. (ibidem: 312)
6.
A
Filosofia como Terapia Linguística.
A
linguagem, é um conjunto de jogos de linguagem, o significado de uma palavra é
o seu uso, cujo uso tem regra, todavia seguir uma regra é análogo a obedecer a
uma ordem: seguir uma regra; fazer uma comunicação; dar uma ordem ou jogar
partida de xadrex são hábitos, essas regras são públicas, no sentido em que
existe processo de compreender, cujo compreender não é psíquico, mais a linguagem.
Os problemas não se resolve mais produzindo nova experiência mais sim ajustando
aquilo que já não é conhecido a tempo. (ANTISERI, 2006: 314)
Os
problemas filosóficos surgem quando há falta da linguagem, problemas dos quais
foram resolvidos quando há falta de palavra tais como: se; objecto; eu; proposição; nome que tentam captar a essência das
coisas. A linguagem opera sobre o fundo da necessidade humana determinação de
um ambiente humano e como o significado de uma palavra é o seu uso na
linguagem, a função da filosofia é puramente descritiva, o filósofo trata uma
questão como uma doença com vista a dar a sua terapia, tal como dizia
Wittgeisnten: não busqueis o significado mas sim o uso. (Ibidem: 314).
De
acordo com abordagem feita, representa-se uma tendência no tratado logico de
Wittgeisntein, de caracter hermenêutico, através do qual pretende nos dar a
conhecer a necessidade de domínio e uso da linguagem tal como as suas regras
dentro do pensamento com vista a determinar o caracter hermenêutico. Isto é,
não há hermenêutica sem a linguagem, todavia, toda interpretação passa
necessariamente da disposição de compreender a linguagem e por via dela fazer a
possível interpretação.
Bibliografia
ANTISERI,
Dario et REALE, Giuvanni. História da
Filosofia: de Nietizch a Escola de Frankfurt. 6ª.Ed, Paulus Editora, São
Paulo, 2006
www.wikipedia,enciclopedialivre.filosofia.
[1] Foi um dos livros mais
influentes do Seculo XX, a sua influência mais consistente foi a que exerceu
sobre os neo-positivistas que embora rejeitado a parte mística mais aceitam a
sua anti metafisica, retomaram a teoria da tautologicidade das proposições,
interpretaram as proposições lógicas como protocolos das ciências empíricas. (ANTISERI,
2006: 209)
Foi um escrito enquanto
Wittgeinstein, era soldado durante a 1ª Guerra Mundial, publicou em, Alemão em
1921, teve forte impacto sobre as ciências naturais e humanas, dando impulso ao
movimento que ficou conhecido como positivismo lógico. (www.wikipediaenciclopedialivre. 02.05. 2015: 14:17’)
[2] Esta
é uma ideia central do tratado lógico filosófico de Wittgeisntein, visto que
Bertrand Russel em sua introdução ao Tratados, esclarece esta ideia: “nós
podemos explicar dizendo que os factos são aquilo que torna as proposições
verdadeiras ou falsas, os factos podem ou não conter partes que são elas os
factos: Ex: Samora foi Presidente moçambicano,
consiste em dizer em dois factos: Samora foi Moçambicano e Samora foi Presidente”.
Um facto que não tenha partes, Wittgeisntein chama de Sachverhlt, um facto atómico e o mundo é constituído
complementarmente se forem conhecidos todos factos atómicos.
Uma proposição que
represente a verdade ou a falsidade, representa uma proposição atómica, todas proposições
atómicas são logicamente independentes uma da outra e toda questão de
inferência implica uma proposição molecular. (cit up)
[3] Abordagem da parte
mística, surge quando Wittgeisntein pensava que a ciência era tudo, onde se
propôs a pesquisar se for da ciência algo de importante, queria saber como era
feita a ciência, o dizível da ciência para proteger o infalível, isto é, aquilo
que a ciência não pode dizer mais é importante para nós.
[4] Os jogos linguísticos, são
inumeráveis, os tipos diferentes de emprego de tudo o que chamamos de “sinais”;
“Palavras”; “Proposição”. E essa multiplicidade não algo, fixou algo dado de
uma vez para todas, mais novos tipos de linguagem, novos jogos linguísticos.
Foi bom pra nos estudantes
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